quinta-feira, 9 de abril de 2009

Programando como antigamente

Foi numa conversa via e-mail, com outros dois dinossauros da era Sinclair: Divino C.R. Leitão e Claudio Costa. Ambos amigos desde esse longínquo passado, além de colegas de trabalho (na redação e CPD da saudosa MS) e parceiros aqui no Cavernas.

A conversa girava sobre o "prazer" de programar naqueles tempos. Das dificuldades, dos aporrinhamentos, dos azimutes desregulados, enfim, de tudo aquilo que nos transformava em verdadeiros zumbis, varando noites adentro na tentativa de desvendar os mistérios daqueles micrinhos. Era legal. Era divertido.

Então surgiu a idéia de fazer um programa que permitisse programar em basic, afinal, o Basic já não é mais usado em micros há um bom tempo. Só para relembrar os velhos tempos, a partir de algo que limitasse os recursos disponíveis. Dai nasceu o projeto do zx80, um micro virtual para diversão e programação. Sem nenhuma pretensão de ser a palavra final em termos de software para desenvolvimento, mas apenas para curtição de velhos programadores.

E junto veio a idéia de montar uma estrutura onde se pudesse compartilhar os programas criados no zx80. Mais que isso, que se pudesse compartilhar a criação e o desenvolvimento. Na verdade, quando essas idéias começaram a tomar forma, ficou claro que estavamos fazendo uma Micro Sistemas como jamais a Micro Sistemas teve condições de ser feita: aberta, livre, totalmente moldada pelas pessoas que gosta de programar.

O resultado já pode ser visto, ou melhor, baixado. Clique no link

http://www.tilt.net/zx80

e entre para a nossa turminha. No mínimo vai se divertir com os programetos que estamos criando e, quem sabe, com os seus também.

seja o primeiro a comentar!

Seu comentário é muito bem-vindo mas será publicado apenas depois que um de nossos moderadores verificar se não tem conteúdo ofensivo, etc e etc.

^