domingo, 1 de fevereiro de 2009

U kno i nd some1, hlp!

Era um serviço curto, mas alguém tinha de fazê-lo: depois da estenografia, do nuuchahnulth, dos guinchos das baleias jubarte e do MiGuxXxês, agora é a vez do 140it tentar botar ordem nessa babel de criptogramas que tanto prejudica a agilidade da comunicação no conectado mundo contemporâneo.

Para quem não conhece, o 140it é um projeto de meio-expediente (dãã) de dois programadores do Yipit, cujo funcionamento é muito simples: antes de postá-la, o usuário introduz a sua fala de agradecimento na cerimônia do Oscar, e o 140it tenta converter o tal discurso no formato telegráfico de 140 caracteres ou menos usado no Twitter (pode não parecer nada, mas com essa idéia os rapazes conseguiram mais espaço na mídia do que com sua outra proposta, um serviço que reduzia frases inteiras em islandês a monossílabos átonos, e que jamais decolou porque aparentemente eles não tem vogais na Islândia).

Para atingir essa concisão, o 140it usa um avançado algoritmo que abrevia endereços e elimina algumas vogais supérfluas das palavras. Eis como ficaria, já devidamente convertido ao dialeto do 140it, um trecho da célebre canção hlp!, que a banda inglesa thbtls compôs em homenagem à célebre tecla F1:

hlp! hlp! i nd smbdy, hlp! not jst nybdy, hlp! u kno i nd some1, hlp. whn i was yngr, so mch yngr thn tdy, i nvr ndd nybdy's hlp in any way. but now ths dys are gn, i'm not so slf ssrd, now i fnd i've chngd my mnd i've pnd up the drs.

Enfim, que Cultura Inglesa e dicionário Michaelis, que nada: quem diria que o suporte acadêmico indispensável para se tornar fluente no Esperanto do século 21 seria a sua velha coleção do Coquetel Corujão Master.

1 comentário

Divino Leitão disse...

Grnd (epa!) pst!

É mprrsnt a cpcdd q tms d assmlr algms css...

Ops, sei não, melhor voltar a escrever normalmente ou vou acabar incorporando esse 140it ao meu zérebro e perigo esquecer o pouco que aprendi sobre esse avantajado (epa! epa!) idioma filho da pátria.

Só quero ver como o 140it vai fazer pra abreviar o tal MIGxXess.

Vai ficar aquela conversa de surfista:

- Só?
- Só!

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo mas será publicado apenas depois que um de nossos moderadores verificar se não tem conteúdo ofensivo, etc e etc.

^