terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Essa é velha...

De vez enquando algum amigo manda um link de algo bem antigo e apesar da desconfiança de que será um dejavu (portanto falha na Matrix) vai-se lá pra conferir.
Anote ou clique no link:

http://www.goear.com/listen.php?v=dac6c1f

É uma conversa gravada com um atendente da MS, onde primeiro liga uma filha da fulana e depois a própria fulana. Elas querem - porque querem - que o atendente tire a estrelinha azul que impede sua cópia pirata do XP de funcionar direito.
É um primor da ignorância, da falta de educação e da paciência (do atendente) mas a verdade é que a MS invadiu mesmo com este procedimento, só lamenta-se que não tenham levado porradas maiores do que algumas donas subindo nas tamancas.
Enfim... é a vida neste planeta de loucos.

1 comentário

Claudio Costa disse...

Um clássico do vídeo viral... Muito antes de sabermos o que é um vídeo viral :)

Uma versão mais recente poderia mostrar a reação das pessoas ao UAC (não a risada do Pateta, mas o inacreditável User Access Control do Vista, que para tentar proteger o usuário de morrer atropelado decide simplesmente trancá-lo dentro de casa). Qualquer pessoa que tenha circulado perto de computadores nos últimos tempos certamente já perdeu a conta de quantas vezes entreouviu diálogos educados como estes:

- Mas por que esse delicioso doce de coco fica perguntando se é pra instalar o programa, se eu cliquei no ícone pra instalar o programa?

- Mas por que essa incomparável obra-prima da engenharia de software moderna me diz que eu tenho que executar como administrador, quando eu já sou administrador?

- Mas por que essa perfumada flor-de-lótus fica toda hora pedindo autorização pra continuar a instalação do driver que eu já tinha autorizado a instalar desde o começo?

E assim por diante (é claro que as pessoas não usam exatamente os termos "doce de coco", "flor de lótus" e "obra-prima da engenharia de software", mas acho que deu pra entender a idéia).

Eu não entendo muito de marketing (e vice-versa), mas lembro de ter lido em algum lugar que testes de satisfação com os clientes são fundamentais para o sucesso de um produto. Bem, só se a estrelinha do Ruindous Genuíno, o UAC, e aquelas animações que o Vista dispara quando alguém respira perto do monitor foram testados com consumidores do Linux e Mac OS, né.

Enfim, hegemonia e água em enchente são coisas que sobem à cabeça. Durante anos, parece que alguém na MS se divertiu inventando procedimentos que contrariam os mais elementares manuais de relacionamento com o consumidor, sem que isso produzisse qualquer impacto nas vendas do Windows. Mas esse é um tijolo meio pesado de se atirar para o alto: se por qualquer razão inesperada - uma crise econômica de duração imprevisível, por exemplo - as pessoas desistissem de comprar computadores novos com o Windows instalado, restariam apenas as tias Marias com as suas estrelinhas, que já sabem para que encantador lugar do espaço gostariam de mandar os gigantes de Redmond com as suas quinquilharias...

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo mas será publicado apenas depois que um de nossos moderadores verificar se não tem conteúdo ofensivo, etc e etc.

^