sexta-feira, 13 de março de 2009

13

Os terráqueos costumam ter superstições estranhas, uma delas é acreditar que o número 13 está ligado a boa ou má sorte.
E aparentemente quando o dia cai numa Sexta 13 (como hoje) a coisa fica ainda mais "séria", há pessoas que se recusam até mesmo a sair de suas casas em um dia assim.
Em alguns lugares o exagero chega ao ponto de eliminarem o número 13, há prédios onde não tem o 13° andar, simplesmente pulam do 12 para o 14 ou inventam e colocam um 12b e isso não é lenda, no Rio de Janeiro estive uma vez em um prédio onde o número 13 não constava no painel do elevador, o botão estava lá, mas sem o número e não é porque tinha sido apagado, não tinha e não tinha também identificação do andar na porta. Fico imaginando a loucura que seria morar naquele andar, será que pagavam condomínio, recebiam as cartas?
Outros acreditam que o 13 é sinal de boa sorte, o Zagalo por exemplo e não se pode dizer que seja um "azarado", o cara tem uma enorme estrela da boa sorte.
A placa do conversivel do Pato Donald é 313, sinal que Walt Disney não devia ligar muito para estas lendas e segundo algumas estatísticas é um dos números que mais saiu nos sorteios de loteria.
Porque 13?
10 é o primeiro número duplo e está associado ao corpo de um terráqueo que costuma ter 10 dedos e provavelmente por conta disso usa o sistema de contagem decimal e tiveram que inventar o computador para poder usar outros sistemas, como o binário e o hexadecimal. Seria complicado se tivessem associado o 10 a alguma coisa negativa.
11, que vem logo depois, me parece mais interessante para um número cabalistico pois repete o número 1, mas por outro lado o número 1 está associado a vitória, a ser o primeiro, não ia dar certo, embora o 11° em uma competição não seja - necessariamente - alguém com muita sorte, a não ser em uma competição onde se corte a cabeça dos 10 primeiros colocados.
12 também estaria de bom tamanho, tem uma sequência e também acabou sendo usado como medida, significa uma dúzia e provavelmente é por isso que também não poderia ser associado a questões supersticiosas, acabaria com o comércio. Quem poderia imaginar uma pessoa pedindo uma dúzia de ovos se achasse que isso dá azar?
Mas porque o 13 e não o 14 ou o 15, 16, 17, 18 ou mesmo o 666 que já é naturalmente associado ao nascimento de uma besta ou do inominável, pra ser mais específico.
Claro... usar 666 não daria pra associar a sorte a um dia do mês, mas neste caso poderíamos usar 6, que além de ser o algarismo que gera o 666 ainda poderia ser associado a um dia da semana.
Alias não é por acaso que a sexta-feira ligada ao 13 pode gerar mais energias.
Felizmente a maior parte dos terráqueos não está nem aí com o número 13 e sairão de suas casas tranquilamente, cuidarão da vida e amanhã será apenas Sábado 14, que tem apenas a conotação humorística de que é o dia dos que sobreviveram a Sexta 13.
No cinema a expressão já assumiu muitos significados, Sexta 13 virou filme de terror (e Sábado 14 de terrir) com várias continuações. Este escrevinhador até criou um joguinho chamado Sábado 14, coisa antiga e já sem atrativos considerando o nível e evolução dos jogos, mas foi divertido faze-lo e a idéia surgiu justamente ao assistir a este filme, chamado Sábado 14.
Na literatura o 13 tem muito mais peso que no cinema e muitas vezes nem é citado explicitamente, seu peso costuma ser colocado de forma subliminar, normalmente o autor trabalha mais o numero 12 e deixa o 13 ficar apenas pairando nas sombras da imaginação do leitor, como se estivesse para chegar.
A maior prova disso é que praticamente toda vez que se forma um trio na literatura acaba surgindo um quarto elemento (representando o número 1), como em um dos clássicos da literatura, "Os três mosqueteiros" que todos sabem que eram - na verdade - quatro.
A grande verdade é que 13 é apenas um número como qualquer outro, associa-lo a fatos agradáveis ou desagradáveis é apenas fruto da imaginação de alguém que conseguiu influenciar gente suficiente para fazer esta lenda seguir pelos tempos.
Em algumas explicações de sua origem está justamente Jesus, que estaria cercado por 12 apóstolos quando começou seu calvário e teria voltado justo em uma sexta-feira.
Para mim é uma explicação tão boa quanto a do cara das cavernas que saiu numa sexta 13 para caçar dinossauros e se deu mal... mas também me parece lenda, porque segundo dizem os doutores os homens das cavernas não contavam data e também não conviveram com os dinossauros.
Até tenho vontade de sair e fazer 13 jogos de loteria com 13 reais, mas aí me lembro que teve um sujeito que sonhou com o número 13, e numa sexta 13 foi ao Jóquei Clube e no 13° pareo, apostou tudo que tinha no cavalo número 13... que chegou em 13°. (ops, desculpem essa é velha até em Marte).

3 comentários

lionel disse...

de que ano é o jogo sábado 14, divino?

Divino Leitão disse...

Caramba Rocco...

Provavelmente entre 97/99 não saberia dizer com exatidão, talvez na Tilt tenham a informação pois o RD parece ser menos relaxado que eu nestas coisas.

Mas é do século passado com toda certeza ;-)

Renato Degiovani disse...

Até parece que o RD guarda esse tipo de registro.

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo mas será publicado apenas depois que um de nossos moderadores verificar se não tem conteúdo ofensivo, etc e etc.

^